EXAMES

TESTE ERGOMÉTRICO

teste ergométrico (também chamado teste de esforço) é um teste que mede a frequência, o ritmo cardíaco, a pressão arterial e outros parâmetros cardiológicos durante um esforço físico gradualmente crescente feito por caminhar ou correr numa esteira rolante ou numa bicicleta ergométrica.

Ao mesmo tempo, observam-se os sinais e sintomas que surgem durante e após o esforço. O teste deve ser acompanhado de um eletrocardiograma contínuo, gravado em computador, que registra o funcionamento do coração nas diversas etapas do exame. Assim, o teste serve para avaliação da capacidade cardiovascular quando o indivíduo é submetido a esforços e para ajudar no diagnóstico de algumas anomalias cardíacas.

Por meio do teste ergométrico é possível diagnosticar várias anormalidades, como doença arterial coronariana e alterações da capacidade funcional respiratória, além de detectar eventuais arritmias, anormalidades da pressão arterial e isquemia miocárdica.

Ele pode, também, avaliar os eventuais sintomas que podem acompanhar o surgimento de sopros, sinais de falência ventricular esquerda e fazer a avaliação funcional de doença cardíaca já conhecida, bem como orientar a prescrição de exercícios físicos em pessoas doentes ou sadias.

ELETROCARDIOGRAMA

O exame pode detectar arritmias, aumento de cavidades cardíacas, patologias coronarianas, infarto do miocárdio, entre outros diagnósticos.

No decorrer dos anos as indicações para realizar um exame de eletrocardiograma tiveram muitas variações, indo desde realizar o exame numa sala de emergência até como rotina nos exames de medicina ocupacional incluindo admissionais, demissionais e periódicos.

HOLTER

Holter é um monitor portátil que registra a atividade elétrica do coração e suas variações durante as 24 horas do dia.

É um exame complementar ao eletrocardiograma para detectar alterações que em geral não aparecem num exame de tempo mais limitado, de alguns minutos. O Holter é um eletrocardiograma gravado durante um dia inteiro para ser lido posteriormente.

Os registros eletrocardiográficos contínuos fornecidos pelo Holter permitem informações sobre acelerações ou eventuais descompassos momentâneas do batimento do coração e são utilizadas pelos médicos e técnicos para selecionar as áreas de interesse para análise do traçado eletrocardiográfico.

MAPA

A pressão arterial obtida no consultório médico é um dado apenas momentâneo e não reflete com fidelidade a pressão arterial e as variações de medidas existentes no dia-a-dia do paciente.

Para o médico, é muito útil saber como se comporta a pressão arterial do paciente durante suas atividades diárias. Com o mapa, a pressão arterial é automaticamente medida e registrada nas 24 horas do dia, durante a vigília e o sono.

Ela permite, então, analisar o comportamento da pressão arterial durante os vários eventos do cotidiano da pessoa e ainda torna possível avaliar a eficácia de tratamentos anti-hipertensivos, quando é o caso.

ECOCARDIOGRAMA

Ecocardiograma é um exame de ultrassonografia do coração que fornece imagens obtidas através do som. Nosso corpo tem diferentes tecidos e com isso diferentes graus de refração de ondas sonoras.

Quando o aparelho de ultrassonografia emite o som de alta frequência (acima de 20.000 ciclos por segundo), muito além, portanto, da capacidade humana de audição, ele capta o retorno dos ecos e transforma em imagem preta e branca para o médico analisar.

Um transdutor deslizado sobre o peito do paciente direciona essas ondas para estruturas do coração do paciente e capta o eco delas, transformando-o em imagens e fluxos coloridos do sangue que passa por ele.

Ecocardiograma sob estresse
Esse ecocardiograma é feito como parte do teste de esforço. Durante o teste de esforço cardíaco, a pessoa se exercita ou toma um medicamento (dado pelo médico) para que o coração bata mais forte e rápido. Alguns problemas cardíacos, como doença na artéria coronária, são mais fáceis de diagnosticar quando o coração está batendo mais forte e rápido.

Ecocardiograma transesofágico
Com o ecocardiograma transtorácico padrão pode ser difícil ver a aorta e certas partes do coração. Se o médico necessitar olhar melhor essas áreas, ele pode recomendar o ecocardiograma transesofágico. Nesse teste, o transdutor é acoplado no final de um tubo flexível que é guiado garganta abaixo até o esôfago a fim de obter imagens mais detalhadas do coração.

DOPPLER DE CARÓTIDAS E VERTEBRAIS

É um exame complementar de diagnóstico que utiliza os ultrassons para estudar, em tempo real, a anatomia e circulação nas artérias carótidas e vertebrais (que fornecem sangue para o cérebro).

Destina-se ao estudo do estado da parede arterial (pesquisa de estenoses por placas de aterosclerose), mas também avaliação do fluxo de sangue nas artérias carótidas e vertebrais, auxiliando no diagnóstico de doença aterosclerótica, aneurismas, angulações, dissecções, arterites e outras afecções que podem acometer as artérias carótidas e vertebrais.

TILT TEST

O Tilt-Test, também conhecido como teste da inclinação, é um exame desenvolvido para identificar uma razão clínica para os casos de desmaio em pacientes de qualquer idade, mas principalmente, entre adolescentes e jovens sem cardiopatia aparente.

Para que serve
Em outras palavras, o exame avalia o comportamento da pressão arterial e da frequência cardíaca do paciente diante de mudanças na postura, já que o corpo do paciente é submetido a diversas inclinações durante o exame. É muito utilizado para fazer a diferenciação entre os diferentes tipos de desmaios.

logo-vitalcardio-branco.png

CLÍNICA VITALCARDIO LTDA

CNPJ – 22.513.542/0001-09
CRM DF – 3905
CFDF – 07.723.938/001-90

© 2018 | Direitos Reservados
Desenvolvido por A9 Marketing Digital